top of page

O evento que nunca acabou: Polêmicas marcam o pós-EVO

  • Gabriel Chilio Jordão
  • 9 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Você já conferiu aqui no blog tudo que aconteceu no maior evento de jogos de luta desse ano, o EVO 2019, desde uma introdução com a história do evento até todas as principais histórias.

O que certamente ninguém esperava é que um evento, que era para ser de integração entre a comunidade, teve uma repercussão marcada por duas polêmicas completamente desnecessárias. Uma refere-se a uma piada completamente mal planejada, e denúncias na festa de fim do evento completamente inaceitáveis.

Vamos a elas:


Kept you waiting, huh?

A primeira (e como verão, certamente a menos polêmica) envolve Tekken 7. Explicamos brevemente a situação no nosso texto sobre o evento, mas não tínhamos visto toda a repercussão que teve.

Explica-se: após uma das partidas finais de Tekken, o telão do EVO mostrou algo que foi obviamente interpretado como um possível anúncio: uma referência a Solid Snake, de Metal Gear Solid, era feita. O público ficou completamente atônito, e extremamente confuso quando os produtores não falaram nada sobre o ocorrido durante os anúncios da terceira temporada do game.

Com o tempo é que a situação foi esclarecida. A referência a Snake e Metal Gear não passou de uma piada da equipe do EVO. O problema é que ela foi feita sem consultar a Bandai, produtora de Tekken, que ficou tão surpresa quanto todos quando viu o que viu. Adicione isso ao fato de que David Hayter, voz oficial de Snake, tweetou seu descontentamento com o uso sem permissão de sua voz, e temos uma situação desconfortável e constrangedora para todos os envolvidos.

Não só a EVO ficou com a imagem extremamente negativa, como os fãs estão irritados com a piada fora de hora. Além disso, a “sombra” criada por Snake (que não estará em Tekken 7, foi tudo uma piada) colocou o padrão de expectativa para o restante dos personagens da temporada impossivelmente alto de ser alcançado.

Acabou que a EVO pode ter permanentemente diminuído a empolgação dos fãs para a terceira temporada de Tekken 7 com um anúncio (que seria épico) falso. É bom a Bandai estar pensando em alguma coisa para compensar uma falha que nem deles foi.


Não foi dessa vez.

Um absurdo

O outro escândalo que marcou as horas seguintes ao fim do EVO foi um simplesmente inadmissível. Na festa patrocinada pela Red Bull para unir todos após o fim do evento, uma mulher (que, por motivo de respeito, não terá seu nome divulgado) relatou ter sofrido assédio sexual, e outras pessoas disseram ter bebido bebidas alcóolicas com drogas (o famoso “roofie”, usado para praticar o que nós conhecemos como “Boa noite Cinderela”). A polícia foi obrigada a intervir, e um homem foi preso.

É completamente ridículo e inaceitável que coisas como essas aconteçam no mundo de hoje, e ainda mais dentro de uma comunidade que imaginávamos ser unida.

Mulheres dentro da comunidade tweetaram sobre como não se sentem mais seguras para frequentar eventos da FGC (sigla da comunidade), e outros (homens, inclusive) disseram que acordaram sem ter a menor noção do que havia acontecido na noite anterior.

Figuras mais importantes dentro da FGC manifestaram seu nojo e repúdio aos acontecidos, mas isso era o mínimo. Enquanto a comunidade gamer como um todo (sim, como um todo) permanecer tóxica e machista como é, casos assim continuarão acontecendo. Não adianta prender ou banir um ou outro, enquanto a cultura gamer não mudar para melhor. Nós devemos ser melhores do que isso.


O evento patrocinado pela Red Bull virou caso de polícia.

O EVO 2019 foi um evento cheio de partidas emocionantes e anúncios empolgantes. É uma verdadeira pena que uma piada de péssimo gosto e um caso irritante de assédio sexual (não pensem que estou tentando colocar os dois no mesmo patamar. O último é infinitamente mais revoltante e preocupante) tenham manchado tanto esse encontro da comunidade. Que essas manchas sirvam para alguma coisa, e que possamos aprender com nossos erros.

Comentários


© 2019 Por Salão da Justiça

bottom of page