top of page

ANÁLISE - SUPERMAN: ENTRE A FOICE E O MARTELO (2003)

  • João Luiz Paulielo
  • 29 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura


Após dedicar os últimos 3 meses entre livros indicados por professores e amigos, percebi que estava finalmente no momento de voltar a ler as histórias em quadrinhos que tanto gosto. Decidi então que escolheria uma HQ consagrada, com a condição de desconhecer a história escolhida.


5 minutos no site da Amazon foram mais do que suficientes para me decidir. Superman: Entre a foice e o Martelo; uma história aclamada, premissa interessante (nave do Superman cai em uma fazenda na Ucrânia, tornando-o assim um cidadão Soviético) e que por incrível que pareça, nunca havia despertado meu interesse até aquele momento (principalmente por ter lido algumas histórias lançadas posteriormente por Mark Millar, e infelizmente ter me decepcionado). Pensei comigo “É a escolha de hq perfeita! Conheço apenas a premissa, e tenho uma visão controvérsia de seu criador...".


Depois de alguns dias de leitura, aqui estou para me retratar e agradecer Mark Millar, pois, Superman: Entre a Foice e o Martelo está sem sombra de dúvidas na lista de melhores HQs que já li em toda minha vida! Agradeço aos deuses do mundo dos quadrinhos também, por me proporcionarem está leitura em um momento de polarização política no Brasil, já que a história apresenta de uma forma interessante como a busca por um falso ideal pode transformar um homem (e até mesmo uma nação inteira!!!).


Entre a Foice e o martelo usa de forma brilhante o embate entre a fictícia União Soviética comandada por Superman e os Estados Unidos da América. Colocando o leitor para pensar, Millar nos apresenta de forma esclarecedora os dois lados dessa disputa (tal apresentação me fez refletir sobre a situação atual de nosso país, e os caminhos em que anda a humanidade), mostrando que pode não existir um vilão ou algo do gênero, mas sim ideais e visões conflitantes; e claro muita ignorância humana envolvida.


Superman é um bom homem, que busca um mundo perfeito para todos; enquanto os americanos vêem a ascensão soviética e do poderoso alienígena como um risco para a humanidade. A HQ se estende por anos nessa disputa, chegando ao momento em que Superman e o Império Soviético dominam todo o globo terrestre de forma “pacífica", com exceção ao país do Tio Sam.


A história é concisa, e apresenta com uma abordagem totalmente nova personagens consagrados da DC como: Lois Lane (Lois Luthor nesse caso), Mulher Maravilha, Batman e Lanterna Verde; além de trazer a tona figuras famosas como o falecido líder soviético Josef Stalin.


É importante mencionar também o final sensacional pensado pelo roteirista (acredite, sua cabeça vai explodir!!), e o bom trabalho de Dave Johnson e Kilian Plunkett com os desenhos, pois conseguiram reinventar de forma brilhante, alguns dos maiores personagens da DC Comics.


Superman: Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores histórias de Kal-El, e tem no roteiro seu ponto de destaque. Uma leitura indispensável para os fãs de quadrinhos, política e plot twists.


Nota - 9,5/10


Comentários


© 2019 Por Salão da Justiça

bottom of page